quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A força da repetição...

Pode acreditar... tudo aquilo que se passou na família e na própria história, tende a se repetir! Inúmeras vezes, e todas as vezes jura-se que se está curado daquela velha ferida e novamente surge o flagra, com aquele amargor do Puxa! Isso de novo?!
A maioria das questões mais sagradas da psicoterapia se refere a isto: repete-se através de ações todo o conteúdo da vida que não foi conversado, metabolizado, aquilo que "se passa reto" ou que se transformou em segredos familiares. Muitas vezes, acontece pior: ve-se os filhos repetindo as histórias dos pais, ou dos avós... É possível ver nos pequeninos o retrato de um membro da família que assusta: um bipolar, um esquizofrênico, um impulsivo... Não importa o que seja... O fato é que aquilo que se repete é o que se tem mais medo e o que mais se sofre, é o que sustenta as fantasias de fracasso e infelicidade. A repetição é uma tentativa de entender, de solucionar por faltar simplesmente a condição de entender, de representar psiquicamente, de sentir mas falha.
Qual é a repetição? 5 casamentos? O filho é igual ao avô? Falência de mais um negócio? Traição conjugal mais uma vez? O que quer que seja, deve-se prestar atenção! Se há repetição, há sofrimento. É hora de pensar. A psicoterapia pode ajudar. Os filhos, os colegas de trabalho, o cônjuge não necessitam sofrer por causa de dificuldades que se sabe quais são. É preciso resolver.
Boa sorte.

Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário