segunda-feira, 22 de junho de 2009

A diferença entre inveja e ciúme

Me perguntaram semana passada, qual a diferença entre inveja e ciúme? E também se existe inveja positiva. Bem, a nível de conceito, inveja é sentimento que envolve duas pessoas e sendo assim, uma deseja as coisas maravilhosas que julga que a outra tem. É uma relação dual, que envolve destrutividade, querer tomar posse algo indevido.
Já o ciúme é um sentimento que envolve três pessoas: a vítima deste sente medo de perder uma pessoa para outra que julga poder atrair melhor o ser disputado. É um sentimento que envolve aspectos de competitividade e medo da perda.
Na inveja não há peocupação em preservar o ser invejado, no ciúme ao contrário, se deseja manter os laços de amor. Um preserva e outro destrói. Sendo assim, conceitualmente, inveja não pode ser positiva.
Porém, o sentimento de inveja é natural do desenvolvimento. A criança pequena vivencia-o e demonstra-o com mais clareza e menos vergonha que os adultos de uma forma geral. A criança sente inveja do briquedo de outro e rouba ou destrói, mas atambém sente ciúme dos pais ou dos irmãos e desta forma, marca a distinção e fica fácil reconhcer que uma dose dos sois sentimentos é natural e faz com que a criança aprenda a reconhecer seus sentimentos, os dos outros e aprenda a estabelecer suas prioridades. Porém, ambos sentimentos necessitam ser conduzidos pela educação para que não se tornem prejudiciais quando muito acentuados na personalidade da criança.


Renata Kulpa

4 comentários:

  1. ola Renata,

    Gostaria de divulgar o documentário sobre a alienação parental: A MORTE INVENTADA. Estará em cartaz nesta próxima segunda 13/07, no Cine Bancários às 19h. Haverá debates sobre o assunto.
    Alexandre Avanci
    msn:avanci_neto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho que ciúme e inveja são coisas bem diferentes e não entendo a confusão entre os termos. Ambos são inerentes à condição humana e devem ser domados assim como amor, ódio, medo, raiva, ou qualquer outro sentimento. Independente da interpretação, tanto inveja quanto ciúme têm seu papel positivo e, como tudo, em excesso causa problemas.

    Abraço!
    Rafael Ritter

    ResponderExcluir
  3. sou uma aberração da natureza porque sou invejoso e ciúmento.
    tenho ciúmes quando vejo a mercedes com aquele careca e tb inveja dele. ah, como eu queria andar de mercedes também.
    cabra da peste, o nordestino.
    porto alegre,05 de setembro de 2011.

    ResponderExcluir
  4. Srs.,
    Psicologicamente falando, CIUME é um fenômeno TRIAL (envolve 3 pessoas). Existe quando, num jogo de três indivíduos, um ameaça destruir o outro para ficar (possuir) o terceiro. Exemplo claro está na canção CIUME DE VOCÊ, de Roberto Carlos, quando diz: "...Este telefone que não para de tocar, está sempre ocupado quando penso em lhe falar, quero então saber logo quem lhe telefonou...". Fica clara na canção a relação entre três indivíduos.

    Diferentemente, a INVEJA é um fenômeno DUAL (envolve apenas dois indivíduos; melhor dizendo: um indivíduo e uma "coisa"). Implica o desejo de posse da "coisa" do outro; nunca do outro, enquanto indivíduo. Quando o foco (o desejo de posse) está no indivíduo, aí já deverá exiistir um terceiro indivíduo na relação.. Estabelece-se o CIUME. Você quer tirar o outro do outro. Veja o exemplo da canção citada acima. Na INVEJA, a coisa do outro é o foco: "inveja do cabelo dela" (queria "possuir" o cabelo dela); "inveja do sorriso dele" (queria "ter" um sorriso como o dele).

    Portanto, embora etimologicamente em ambas as palavras haja a ideia de posse, inclusive, às vezes, até respalda por alguns dicionarios, que chegam mesma a colocá-las como sinônimos, seu emprego se dá em circunstâncias diversas.
    JOAO LOPES RODRIGUES
    Psicólogo e Graduado em Letras
    CRP 08/7635



    ResponderExcluir