sexta-feira, 31 de julho de 2009

Os pais na psicoterapia da infância e adolescência

Levar um filho para tratamento é sempre uma fonte de medos, inseguranças, dúvidas. Muitas vezes, os pais procuram ajuda psicológica encaminhados pela escola, por um pediatra, por uma fono ou mesmo os pais percebem que seu filho está com alguma dificuldade ou a família pode estar sofrendo uma transformação... Seja qual for o motivo, a chegada é sempre um motivo de ansiedade e preocupação. Isto é normal e esperado porque afinal de contas, mesmo que muitos falem que é bom fazer terapia, outros falam que não adianta, que é uma perda de tempo ou ainda há uma série de dúvidas sobre o profissional, sobre a frequência do tratamento, sobre valores... Então, é importante que ao procurar auxílio profissional, os pais estejam atentos sobre os motivos do encaminhamento, tirem suas dúvidas e possam manter um diálogo franco sobre o que pensam sobre este momento. Um terapeuta não sabe mais de uma criança do que seus pais. Uma psicoterapia é sempre uma relação onde as partes se envolvem para buscar uma solução para os conflitos apresentados. No início, nada se sabe e aos poucos, tudo vai sendo construído. Avaliações, diagnósticos e orientação para tratamento são açoes de muita responsabilidade e tomam algum tempo da família, do profissional e da criança ou adolescente em questão. Portanto é importante ter paciência e dedicação para entender o que está se passando.

É impossível para um profissional trabalhar com uma criança ou adolescente sem a presença dos pais. Os fatos precisam ser relatados e organizados para ambas as partes. Aos poucos as questões se clareiam para todos. O sigilo do que a criança ou adolescente fala para o terapeuta é indispensável para que haja um espaço para separar os sentimentos confusos que estão sendo expressos através dos sintomas ou da desadaptação. Em um segundo momento a confusão se torna uma história contada entre terapeuta e criança ou adolescente e num terceiro momento, eles estão habilitados para se expressarem com clareza para seu maio ambiente e tudo acaba se revelando através deles mesmos.

Este processo não é mágico, pode até ser árduo inicialmente, mas é muito interessante na medida em que os integrantes da família passam a se ver de forma diferente após encontrarem suas próprias respostas. Logo, os pais na psicoterapia da infância e adolescência são parte fundamental do processo e únicos facilitadores da recuperação do bem estar de seus filhos.

Se você está pensando em tratar seu filho, pense que é muito importante, acima de tudo, compreender os porquês, compreender como está se formando esta personalidade que é seu fruto e o quanto podem ganhar em qualidade de vida se todos estiverem encaminhados. Nada é uma garantia absoluta. mas é preciso sempre investir.

Bom tratamento!

Renata Kulpa

Um comentário:

  1. Olá,

    Ao procurar perfis com interesses parecidos aos meus, vim a conhecer teu blog. Os temas abordados por ti são bastante interessantes. Irei segui-lo. ;D

    Ótimo domingo prá ti.

    ResponderExcluir