quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

OS PONTOS CEGOS...

Toda a vez que me deparo com o desespero no consultório fico sentindo... É impossível que este sentimento tão primitivo e intenso não cause mudanças. Aliás... Seres humanos só se movem quando a necessidade é beeeem grande. A vontade para sair de um estado de sofrimento acontece quando o desespero é agudo. Dor psíquica é sinal de movimento para mudança. Muitas pessoas podem alegar que sofrem, que sentem dor de alma, mas, na verdade, estão acomodadas em um estado de inércia e esta dor crônica já é um hábito, uma parte na qual se apegam e não realizam as mudanças necessárias.
Desespero se manifesta como correnteza, leva o que tem pela frente e a necessidade de compreender, de dar sentido é imensa. Quando dói de verdade é preciso fazer qualquer coisa para aplacar esta experiência que beira à loucura. Lembro-me algumas vezes em que conversei com uma amiga que faleceu por causa de um câncer de estômago e ela dizia que quando a "dor vinha" ela se desconhecia e sentia que era capaz de qualquer atitude para que aquilo parasse de perturbá-la. Dor psíquica gera também atitudes em nós que desconhecemos.
O incômodo psíquico é uma grande falta de definição - é uma dor tão aguda que não se consegue muitas vezes definir bem de onde vem e com tudo o que se liga em nós e percebemos como uma grande massa de acontecimentos dolorosos que não se clareiam em uma conversa... As lágrimas descem ou o corpo grita sintomas que os remédios não são capazes de curar.
Eu penso: paciência com pontos cegos... eles despertam dor, mas são molas mestras da mudança. A dor nos aproxima da experiência humana, nos torna mais maduros, empáticos e nos proporciona mais autoconhecimento. Todos estamos no mesmo barco. As crises são oportunidades, convites para sermos melhores... A cegueira é tema de muitos livros, filmes, contos... não é por acaso, não achas? Sinto ainda mais: gratidão por estes momentos no consultório porque são ricos de vivência, de compartilhar, são produtores de insight, de criatividade e também porque a ajuda só efetiva para aqueles que desejam do fundo de seu eu as mudanças. E sempre é possível. O convite está aí... Vem de dentro.
Tenha um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário